Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
ATRIBUTOS DE ESCULTURAS SACRAS E A REPRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS SIMBÓLICOS
Adriana Aparecida Lemos Torres, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Última alteração: 2024-03-25

Resumo


A escultura sacra constitui um bem patrimonial cultural e embora seja considerada um bem tangível, ela possui valores intangíveis (valores históricos, estéticos e devocionais), e as fotografias dessas esculturas compõem a documentação delas. A pesquisa, de natureza aplicada e descritiva, utilizou o método Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e buscou na literatura metodologias de representação de imagens que pudessem contemplar os aspectos considerados relevantes da fotografia de esculturas sacras. Para a representação desse tipo documental, é preciso considerar os aspectos intrínsecos (representação descritiva), os extrínsecos (representação temática), as questões visuais e as simbólicas, tanto da fotografia quanto da escultura. Ainda que de forma limitada, a fotografia de obras de arte constitui um instrumento de acesso à obra original e de democratização da cultura aos diversos seguimentos da sociedade. Como resultado de pesquisa, apresentam-se as características e os atributos das esculturas, as funções e os valores das esculturas sacras católicas e a representação dos aspectos simbólicos na parte específica da representação temática.

Palavras-chave: representação da informação; representação de imagens; indexação de fotografias; Arte Sacra; patrimônio histórico e cultural.


Texto completo: PDF