| revistas ancib | edições ancib | enancib

Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Conforme decisões do Fórum de Coordenadores(as) de GT da ANCIB, o processo de avaliação dos trabalhos, após fechamento da submissão, se dá em etapas.

ETAPA 01

- A primeira etapa de avaliação é realizada pela Comissão de Curadoria de Dados e Informações do ENANCIB, cujo objetivo é garantir que as decisões do Fórum de Coordenadoras(es) de GT da ANCIB sejam cumpridas de forma eficiente e transparente.

A Comissão de Curadoria de Dados e Informações realiza uma checagem detalhada em todas as submissões para, a qualquer tempo, identificar e arquivar:

a) trabalhos que excederam o limite de autoras(es);

b) autoras(es) que excederam o limite de trabalhos, considerando todos os GTs (permanecerão em avaliação as últimas submissões postadas, as demais serão arquivadas);

c) submissões sem objeto digital ou com objeto digital postados no campo de documentos suplementares (serão arquivados);

d) autoras(es) cuja titularidade não esteja em conformidade com a modalidade do trabalho (serão arquivados).

Além disso, a Comissão de Curadoria de Dados e Informações é responsável pela integridade dos metadados do OCS ANCIB, especialmente no Banco de Dados de Avaliadores(as).

ETAPA 02

- A segunda etapa de avaliação começa quando a coordenação de GT envia os trabalhos para receberem avaliação ad hoc, do tipo duble blind review por, no mínimo, dois(uas) pesquisadores(as) doutoras(as) com reconhecida expertise nas temáticas do GT.

ETAPA 03

- A terceira fase ocorre quando a coordenação de GT, após computar as avaliações ad hoc, toma a decisão editorial e informa a autoria se a submissão foi:

a) aceita com inserção de dados de autoria no corpo do trabalho;

b) aceita com correções obrigatórias; ou

c) rejeitada.

- Para os trabalhos aceitos ou aceitos com correções obrigatórias ainda existe uma etapa complementar em que a coordenação do GT checa se os metadados foram adequadamente inseridos no corpo do trabalho e se as autorias realizaram as correções solicitadas nas avaliações ad hoc.

- A coordenação de GT tem autonomia para rejeitar um trabalho que, sem justificativa, não executou as correções solicitadas.

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Templates

Click para para baixar Template de Trabalho Completo

Click para para baixar Template de Resumo Expandido