Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ABERTO E CONECTADO PARA ACERVOS DIGITAIS
Alison Carlos Filgueiras, Feliz Alberto Ribeiro Gouveia, Paula Roberta Chagas

Última alteração: 2024-03-30

Resumo


A digitalização de objetos do patrimônio cultural é uma das formas de contribuir para a preservação patrimonial. A cada dia surgem instituições de memória com acervos digitalizados e esses espaços precisam de sistemas de informação para armazenar, organizar e realizar a recuperação dos objetos digitais sendo que, para tal, lançam mão de iniciativas que se esbarram em problemas relacionados à colaboração e ao reaproveitamento de informações de seus acervos digitais diversificados e multiformes. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo e protótipo de sistema de informação semântico, aberto e conectado para facilitar diálogo tecnológico entre repositórios de forma semântica. O trabalho é resultado da investigação de doutoramento em Ciências da Informação na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) que teve como foco o patrimônio cultural do Estado de Goiás e a metodologia utilizada para conduzi-la foi uma pesquisa-ação realizada em espaços de memória do estado. O processo metodológico culminou com a  construção de um modelo de sistema de informação para que os vários espaços de memória possam colaborar uns com os outros por meio do intercâmbio de informações abertas sob várias perspectivas, em especial, a da Linked Open Data (LOD). Como resultado apresentamos um modelo ontológico apoiado em quatro dimensões (Pessoa-Fenômeno-Tempo-Espaço) e composto por três micro-ontologias de domínio (definição de acervo, definição de objetos e de dimensões) e um protótipo com um motor de interoperabilidade semântica, cujo algoritmo realiza ligações semânticas através de consultas SPARQL.


Palavras-chave: sistemas de informação do patrimônio cultural; interoperabilidade semântica; representação da informação; recuperação da informação.



Texto completo: PDF