Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES MEDIADORAS NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA EM TERREIRO DE CANDOMBLÉ
Ingrid Paixão de Jesus, Raquel do Rosário Santos

Última alteração: 2024-03-25

Resumo


: Objetivo: evidenciar as atividades de mediação cultural e mediação da leitura realizadas na ambiência da Biblioteca Comunitária Raimundo Kasutemi localizada em um terreiro de Candomblé. Metodologia: configura-se como um estudo de caso com caráter descritivo. Para coletar os dados, foi aplicado um questionário junto à coordenadora da Biblioteca investigada, além da observação direta nesse ambiente informacional. Resultado: os(as) agentes mediadores(as) da Biblioteca Comunitária Raimundo Kasutemi têm buscado democratizar o acesso à informação, fortalecer as manifestações culturais das diversas comunidades e colaborar com a formação de cidadãos e cidadãs leitores(as) críticos(as) e emancipados(as), comprometidos(as) com as mudanças sociais. Considerações: a Biblioteca Comunitária Raimundo Kasutemi ao realizar atividades de mediação em terreiros de Candomblé, fortalecendo os traços identitários de povos negros e a luta contra o apagamento da memória desses povos.

Palavras-chave: mediação da leitura; mediação cultural; identidade - pessoa negra; terreiros de Candomblé; biblioteca comunitária.


Texto completo: PDF