| revistas ancib | edições ancib | xxi enancib

Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação será realizado em etapas sucessivas.

Etapa 1 - Checagem de Metadados.

A primeira etapa da avaliação consiste na checagem dos metadados preenchidos pelo(a) autor(a) que realizou a submissão. Esta checagem será feita pela Comissão de Curadoria de Dados e Informações do XXI Enancib.

Caso o preenchimento dos metadados tenha sido realizado corretamente, os trabalhos seguem para segunda etapa de avaliação.

Caso existam metadados preenchidos de forma inadequada ou não preenchidos, o(a) autor(a) que realizou a submissão será notificado por e-mail.

Etapa 2 - Avaliação feita pelos pares.

Na segunda etapa os(as) Coordenadores(as)  e Coordenadores(as) Adjuntos(as) de GT designarão  no mínimo dois(uas) avaliadores(as) doutores(as) para avaliação do trabalho e emissão de parecer.

Com base na emissão dos pareceres, os(as) Coordenadores(as)  e Coordenadores(as) Adjuntos(as) de GT tomarão uma decisão sobre submissão. Os trabalhos poderão ser: a) Aceitos, b) Aceitos com Modificações e c) Recusados.

No caso de os(as) avaliadores(as) emitirem pareceres contrários, será designado um(a) terceiro(a) avaliador(a) que será informado(a) da situação de parecer de desempate e receberá (anonimamente) os pareceres dos dois(uas) primeiros(as) avaliadores(as)

Etapa 3 - Comunicação com  os(as) autores(as)

Cumprida a segunda etapa,  os(as) Coordenadores(as)  e Coordenadores(as) Adjuntos(as) de GT comunicarão sobre a decisão tomada em relação a submissão.

No caso das decisões de trabalhos Aceitos, os(as) autores devem enviar uma versão final com os dados de autoria preenchidos no cabeçalho do texto.

No caso das decisões de trabalhos Aceitos com modificações, os(as) autores devem enviar uma versão final com os dados de autoria preenchidos no cabeçalho do texto e com as alterações que foram sinalizadas pelos(as) avaliadores(as).

No caso das decisões de trabalhos Rejeitados, os trabalhos serão arquivados no OCS da ANCIB.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.