Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
A COMPETÊNCIA LEITORA E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES NECESSÁRIAS
Vânia Célia de Oliveira, Meri Nádia Marques Gerlin, Sara Dieny Chaves Ribeiro

Última alteração: 2024-03-27

Resumo


O acesso às novas tecnologias alterou  as formas de consumo da informação e de resolução de problemas da sociedade impactando no processo de ensino e aprendizagem na biblioteca e na  escola, requerendo que os indivíduos aprendam a desenvolverem competências ao longo da vida para se conectarem em redes e acessarem os benefícios trazidos pelos ampliados fluxos de informação. Nesse sentido, objetiva-se identificar como a competência leitora contribui com o processo de referência na biblioteca escolar, dialogando com estudos e práticas sobre essa competência correlacionada com a competência em informação. Com um estudo de abordagem qualitativa, realiza-se uma pesquisa exploratória e, quanto aos procedimentos, de tipologia bibliográfica, verificando-se que o processo de referência se beneficia com ações e programas que tenham como foco a competência leitora e a competência em informação. No percurso investigativo, valoriza-se a ação bibliotecária na mediação da informação do serviço de referência contemporâneo, inserido dentro de um contexto educativo que, desde o final do século XX, cada vez mais se hibridiza com a ampliação do acesso às tecnologias de informação e comunicação.

 

Palavras-chave: competência leitora; competência em informação; serviço de referência; processo de referência; biblioteca escolar.

Texto completo: PDF