Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
MAPA CONCEITUAL E PATRIMÔNIO CULTURAL DE C&T: ESTUDO DE CASO SOBRE UM CRONÓGRAFO
Suzana Camillo Marques, Márcio Ferreira Rangel, Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro

Última alteração: 2024-03-30

Resumo


O trabalho é um recorte de pesquisa em desenvolvimento no Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST que aborda a formação e construção de coleções museológicas.  Uma das frentes do estudo consiste na elaboração de mapas conceituais de objetos de Ciência e Tecnologia do acervo do Museu. O estudo de caso apresentado analisa um cronógrafo fabricado na França no século XIX pela Maison Breguet e adquirido pelo Imperial Observatório do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica e documental sobre o objeto analisado, a partir de consulta à base de dados do acervo, além da própria construção do mapa conceitual, compreendida como ferramenta metodológica para a análise e representação do cronógrafo. Considerando que objetos em museus são sempre tratados em sua unicidade, o mapa apresentado distingue os conceitos genéricos, que contemplam os cronógrafos de maneira geral, e os específicos, aplicáveis unicamente ao exemplar estudado, e que ressaltam aspectos de sua trajetória no tempo e no espaço. A adoção da técnica do mapa conceitual tem possibilitado traçar e dar visibilidade às relações entre conceitos que envolvem os objetos do acervo do MAST. A pesquisa busca contribuir para o conhecimento sobre o patrimônio cultural de Ciência & Tecnologia, fornecer subsídios para atividades desenvolvidas no Museu, novos estudos e possíveis aplicações em outras instituições que salvaguardam objetos de C&T.

 

Palavras-chave: mapa conceitual; patrimônio cultural de ciência e tecnologia; cronógrafo; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Observatório Nacional do Rio de Janeiro.


Texto completo: PDF