Tamanho da fonte:
ROGER CHARTIER: REFLEXÕES TEÓRICAS E ANÁLISE MÉTRICA DAS OBRAS UTILIZADAS NOS CURSOS BRASILEIROS DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Última alteração: 2022-12-08
Resumo
Investiga-se a contribuição de Roger Chartier para a Ciência da Informação a partir da análise bibliométrica quantitativa de suas obras citadas em projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia em Universidades Federais e pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil. Inicialmente, apresentam-se as formulações teóricas do pensamento de Roger Chartier, as obras mais citadas do autor e as teorias que as abrigam. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória e básica, a qual utiliza a bibliometria e cientometria como técnicas de medição de disseminação das obras utilizadas nos cursos de graduação de Biblioteconomia e nas pós-graduações em Ciência da informação brasileiras. Entre os tópicos existentes nessas publicações, identificou-se como temática mais citada a formação do leitor, sendo o livro mais citado nos programas e/ou projetos de cursos da graduação e pós-graduação A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. A análise bibliométrica e cientométrica permitiram concluir que há uma significativa adesão aos estudos de Roger Chartier na maioria dos programas / cursos das instituições pesquisadas.
Palavras-chave
Contribuições epistemológicas - Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura; Leitor.
Texto completo:
PDF