Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
INOVAÇÃO DA INFORMAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICAS E SUA APLICAÇÃO NA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO JURÍDICA
Keila Mara Lara Rosado, Célia da Consolação Dias

Última alteração: 2022-11-26

Resumo


Este estudo contextualiza os movimentos internacionais Legal Design, Visual Law e Linguagem Simples. Tais movimentos promovem a inovação da informação e linguagem jurídicas com objetivo de torná-las claras e compreensíveis a todos, independentemente do nível social ou instrucional. O estudo objetiva conceituar e relacionar essas temáticas e sua aplicação na área da Organização e Representação do Conhecimento. O estudo possui caráter qualitativo, exploratório e descritivo, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e documental para apresentar o estado da arte e o referencial teórico da pesquisa. Conclui que existem pontos convergentes entre a inovação da informação e linguagem jurídicas e a Organização e Representação do Conhecimento, sendo possível aos profissionais da Informação, utilizando-se das teorias e princípios dos movimentos internacionais Legal Design, Visual Law e Linguagem Simples, propor métodos, centrados nas pessoas, para organizar, representar e recuperar a informação jurídica de forma mais compreensível, simples, objetiva e clara.

Palavras-chave


Representação da Informação; Informação Jurídica; Linguagem Jurídica; Simplificação da Linguagem; Inovação da Informação.

Texto completo: PDF