Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL EM BIBLIOTECA ESCOLAR: Em foco a biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)
Ana Cristina de Almeida Costa, Tania Chalhub

Última alteração: 2023-01-14

Resumo


Apesar dos avanços tecnológicos e da existência de recursos que garantam a acessibilidade informacional de usuários com deficiência em bibliotecas escolares, ainda há muito a avançar a esse respeito. O objetivo deste trabalho é discutir sobre os tipos de materiais acessíveis disponíveis e os recursos de Tecnologias Assistivas presentes no acervo da biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), uma escola para treinamento de futuros professores. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa e tratamento de dados, por meio de análise de conteúdo. Os dados demonstram que a biblioteca estudada possui em seu acervo materiais acessíveis indicados para pessoas surdas e cegas e que precisa avançar em materiais para públicos com outras deficiências. No que se refere a Tecnologias Assistivas, há a presença de softwares leitores, porém há ausência de lupas e teclados, por exemplo. Considera-se que é importante divulgar a realidade dessa biblioteca específica, que faz uso de tecnologias, na sua maioria de acesso aberto, para possibilitar a acessibilidade informacional de forma a ampliar a visibilidade desses recursos e sua utilização, permitindo a eventual replicação dessa experiência.


Palavras-chave


Biblioteca escolar; Pessoas com deficiência; Acessibilidade informacional; Surdos; Cegos

Texto completo: PDF