Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO GT-2 DO ENANCIB (2010-2019)
Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bamberg, Luciane Paula Vital

Última alteração: 2021-10-26

Resumo


O artigo busca investigar acerca da representação sociocultural na Organização eRepresentação do Conhecimento. Propõe identificar nos Anais do ENANCIB, especificamente do Grupode Trabalho 2-Organização e Representação do Conhecimento, trabalhos científicos que abordam arepresentação sociocultural. Executa um levantamento da produção científica do evento, disponívelde forma online, entre os anos de 2010 a 2019. Foram mapeadas 423 comunicações científicas noperíodo investigado, então foi realizada a análise de conteúdo dos títulos, resumos e palavras-chave.Foram identificados 17 artigos que abordam a representação sociocultural na Organização eRepresentação do Conhecimento, divididos em três categorias: a) Representação Sociocultural; b)Estudos de Gênero; e c) Estudos Etnico-raciais. Verificou-se um movimento teórico da área de Ciênciada Informação no sentido de uma maior diversidade na Organização e Representação doConhecimento e seus sistemas. Tais instrumentos são reprodutores de uma lógica homogênea ehegemônica, baseada no eurocentrismo branco, que não engloba as pluralidades socioculturais, sejamelas de gênero, raça, etnia ou religião. Constatou-se um aumento no número de trabalhos científicossobre a temática nos anos recentes.

Texto completo: PDF