Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
UM CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DAS EXPRESSÕES POPULARES? ITINERÁRIOS DE FABRICAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR.
Jean Costa Souza, Clóvis Carvalho Britto

Última alteração: 2021-12-10

Resumo


A memória institucional do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular é marcada pordiversas transformações políticas e culturais quanto à preservação e documentação de registrosreferenciais as manifestações populares do Brasil. Herdeiro de um patrimônio histórico documentalacumulado desde os finais da década de 1940, a unidade de informação, agrega, em suas instalações,uma biblioteca, um museu e um acervo arquivístico. Dado essas especificidades, buscamos com esteestudo refletir em que medida o acervo custodiado e as práticas desenvolvidas pelo Centro Nacionalcorrespondem às características de um centro de documentação. Em termos metodológicos, apesquisa é de natureza descritiva e qualitativa. Aliada à pesquisa bibliográfica, foi realizada uma análisedas informações obtidas no último relatório anual do Centro, datado de 2020, onde a instituiçãodescreve alguns serviços prestados ao público/usuários interessados pela temática do folclore e dacultura popular. Como resultado, constatou-se que o serviço de informação prestado pelo Centro defolclore possui similitude com as características de um centro de documentação. Nas consideraçõesfinais, destaca-se a necessidade de pesquisas a partir do tratamento do acervo custodiado pelainstituição.

Texto completo: PDF