A REVISÃO POR PARES E OS AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Authors

  • Wesley Algarve Universidade Estadual Paulista - Unesp Autor
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Universidade de São Paulo (USP) Autor
  • Caio Saraiva Coneglian Universidade Estadual Paulista - Unesp, Universidade de Marília (UNIMAR) Autor

Abstract

O processo de revisão por pares é essencial para a pesquisa acadêmica, mas enfrenta desafios e críticas como ineficiências, vieses, subjetividade e dificuldade em encontrar revisores qualificados. Nos últimos anos, têm-se observado crescentes estudos sobre aplicação da inteligência artificial como apoio ao processo de revisão por pares. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva identificar a literatura existente a respeito do uso de inteligência artificial no processo de revisão por pares de artigos científicos. Foi realizado um mapeamento sistemático da literatura baseado em protocolo de pesquisa, sendo aceitos 90 documentos para compor o corpus do estudo. Entre as vantagens, foram identificadas aumento na eficiência, suporte a decisão editorial, maior equidade e reprodutibilidade do processo de revisão por pares. Como potenciais riscos destacam-se a falta de transparência e opacidade algorítmica, viés, riscos à integridade e comprometimento da confidencialidade e privacidade. Conclui-se que existe um crescente interesse pela exploração do uso de técnicas de inteligência artificial no processo de revisão por pares, mas também há a preocupação com questões éticas e em manter a centralidade humana.

Author Biographies

  • Wesley Algarve, Universidade Estadual Paulista - Unesp
    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2025). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
  • José Eduardo Santarem Segundo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Universidade de São Paulo (USP)
    Livre Docente em Informação e Tecnologia pela Universidade de São Paulo (USP), 2020. Pós-Doutorado pela Faculdade de Engenharia da Computação da Western University/Canadá, 2018. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; Professor Doutor no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2 do CNPq.
  • Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Universidade de Marília (UNIMAR)
    Doutor e Mestre em Ciência da Informação na UNESP. Possui graduação em Ciência da Computação. Coordenador do cursos de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Unimar. Coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Docente do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Web Semântica, Banco de Dados e Repositórios Digitais.

Published

2026-03-05

Conference Proceedings Volume

Section

GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação