O FORMATO DE ARQUIVO DIGITAL PDF/A: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE USO

Autores

  • Dalton Garcia do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml Autor
  • Cintia Aparecida Chagas Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml Autor

Resumo

O formato de arquivo digital PDF/A possui requisitos estabelecidos para a preservação de documentos de digitais no longo prazo. O objetivo desse trabalho foi problematizar a utilização deste formato, apresentando os aspectos relacionados a padrões, níveis de conformidade, metadados, segurança e manutenção da informação. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e descritiva, e os métodos de pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados parciais indicam a continuidade da pesquisa em direção à extração de dados e metadados e a interlocução com padrões de arquivamento web e de e-mail. Conclui-se que as restrições do formato contribuem para a preservação, mas interferem na utilização da informação.

Biografia do Autor

  • Dalton Garcia do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui formação como Técnico em Informática Industrial pelo Instituto Federal Fluminense - IFF - Macaé/RJ (2008) e bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2020). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG (2023) e atualmente é doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Membro discente no Grupo de Pesquisa Políticas e gestão de documentos e arquivos - PGDA/UFMG.Tem interesse em pesquisas arquivísticas relacionadas a gestão de documentos digitais, governança arquivística e políticas arquivísticas. Bolsista da FAPEMIG.
  • Cintia Aparecida Chagas, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Ciência da Informação (2016), com com realização de estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca (2019), mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2002), graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação dessa mesma universidade (2021-2023). Líder do grupo de pesquisa Políticas e Gestão de Documentos e Arquivos. Tem experiência na área de Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, gestão de documentos, gestão de documentos arquivísticos digitais, avaliação de documentos arquivísticos e reestruturação curricular.

Downloads

Publicado

05-03-2026

Volume dos Anais

Seção

GT 8 – Dados, Informação e Tecnologia