COLONIALISMO DIGITAL: UMA VISÃO DOS MOTORISTAS

Autores

  • Cayley Guimarães Universidade Federal do Ceará (UFC)<br /> Autor
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Universidade Federal do Ceará (UFC)<br /> Autor

Resumo

Introdução: as plataformas digitais que fazem a mediação de oferta de serviços, como a Uber, deterioram as já precárias condições de trabalho. Se por um lado elas vendem possibilidades de avanços nos serviços, em múltiplas dimensões, por outro reproduzem aspectos de colonização do Norte Global, implementados por meio da exploração intensiva e em grande escala de dados e informações com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Este processo é denominado de “uberização” da economia. Tem-se, então, uma prática hegemônica que configura um colonialismo, agora digital, cujos mecanismos devem ser estudados e combatidos. Objetivo: Este relato apresenta o levantamento e a análise das qualidades relacionais - aquelas que surgem no cotidiano de uso e das interações - entre a Uber e os motoristas, com foco nas práticas colonizadoras. Metodologia: um questionário online solicitando aos motoristas o relato de ocorrências relacionadas ao uso da Uber, na forma de incidentes críticos, foi respondido por dez pessoas, de forma anônima e voluntária; os dados foram analisados usando as qualidades relacionais. Resultados: os motoristas participantes apontam para um trabalho perigoso e precário, para a falta de transparência, para a subordinação, a dependência, o controle e a manipulação pela empresa, entre outros problemas. Considerações finais: os incidentes relatados pelos motoristas da Uber mostram exploração e prática de colonização digital que devem ser estudadas e combatidas. A partir do levantamento dessas realidades, apresentam-se ações ad Hoc de caráter anti-colonial,  por exemplo, a inclusão das relações sistêmicas nos estudos de uso e usuários de plataformas.

Biografia do Autor

  • Cayley Guimarães, Universidade Federal do Ceará (UFC)<br />
    Professor Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Ciência da Computação pela UFPR. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Possui mestrado em Ciência da Computação pela Virginia Tech (2000) com bolsa da Fullbright, e Mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (2006). Atuou mais de 10 anos na IBM, nas áreas de Marketing e Gerência de Negócios. Autor do livro Usabilidade no Dia-a-Dia - A Interação de Seres Humanos com Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Informação e Usabilidade (Interação Humano-Computador). Possui também experiência na área de Ciência da Informação, atuando na área de Inteligência Competitiva e Organização da Informação e Estudos de Usos e Usuários da Informação. De 2014 a 2023 atuou na área de Ciências Sociais Aplicadas no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da UTFPR, com ênfase em Design de Interação, Design de Serviços e Design de Experiência. Pesquisa temas de Estudos Surdos (inclusão, cidadania, educação). Pesquisa cenários e infraestrutura de transições em Design Prospectivo para uma sociedade mais justa, igualitária, resiliente, inclusiva, solidária, restaurativa entre outras. Professor permanente do PPGCI - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC Linha de Pesquisa: Informação, organização, comunicação e tecnologia.
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)<br />
    Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do referido curso. Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UFC, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFC, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharela em Biblioteconomia pela UFC. Lider do grupo de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais. Interesse de pesquisa: Biblioteca universitária. Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Avaliação do Ensino-aprendizagem. ORCID https://orcid.org/0000-0003-2510-911X

Downloads

Publicado

26-09-2024

Volume dos Anais

Seção

GT 5 – Política e Economia da Informação