MUSEALIA, MUSEALIDADE E MUSEALIZAÇÃO: a possível aplicação da linguagem de especialidade da Museologia nas coleções especiais em bibliotecas

Autores

  • Jullyana Monteiro Guimarães Araujo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Autor
  • Helena Cunha de Uzeda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Autor

Biografia do Autor

  • Jullyana Monteiro Guimarães Araujo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Doutoranda em Museologia e Patrimônio no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS UNIRIO/MAST) com bolsa CAPES. Mestra em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, no PPACT/MAST. Bibliotecária graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Helena Cunha de Uzeda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Museóloga pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO); Doutorado em Artes Visuais e Mestrado em História e Crítica da Arte (ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, da EBA/UFRJ). Professora Associada 4 da Escola de Museologia da UNIRIO. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Museologia e Patrimônio PPG-PMUS (UNIRIO - MAST) e Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento de Exposições (LADEX / UNIRIO).

Downloads

Publicado

05-03-2026

Volume dos Anais

Seção

GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação