O PODCAST COMO INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO ORAL DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Marcos César Triches Universidade Estadual de Londrina (UEL) Autor
  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Federal do Pará - UFPA Autor
  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina (UEL) Autor

Resumo

Discute a mediação oral da informação em ambientes digitais nos podcasts da Ciência da Informação. Apresenta o panorama da área quanto aos podcasts como instância mediadora e mapeia as iniciativas na Ciência da Informação no Brasil, considerando os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Como objetivo investiga de que forma ocorre a mediação oral da informação em ambientes digitais com foco na incidência de podcasts na CI e as iniciativas brasileiras vinculadas a este campo. A pesquisa é do tipo exploratória, de abordagem qualitativa e tem como método a pesquisa documental. Os documentos analisados foram as próprias plataformas de podcast e seus programas. A coleta de dados se deu em três plataformas de streaming a partir dos termos “ciência da informação”, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Como resultados, identifica 20 iniciativas de universidades e 20 de estudantes. No entanto, apresenta a análise de dois podcasts, Prancheta Fabicana e Museológicas Podcasts, fundamentada na perspectiva das dimensões da mediação da informação. Além disso, evidencia que há uma descontinuidade dos podcasts idealizados por estudantes quando comparado àqueles realizados por universidades. Além de considerar o podcast como instância mediadora oral da informação na medida em que há uma interferência pelos produtores e, também, pelo seu caráter informativo, a pesquisa conclui que os podcasts configuram-se um locus privilegiado para o alcance das dimensões da mediação da informação.

Biografia do Autor

  • Marcos César Triches, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)
  • João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Federal do Pará - UFPA
    Professor da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (FABIB/UFPA), Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL), Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
  • Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL), Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Downloads

Publicado

23-09-2023

Volume dos Anais

Seção

GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação