OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ARQUIVOS PARA OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: POR UMA ADVOCACY ARQUIVÍSTICA
Autores
- Domícia Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF) Autor
- Ana Célia Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF) Autor
- Flávio Leal da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Autor
Biografia do Autor
-
Domícia Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF (Conclusão em maio/2025). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFF (Concluído em 2020). Especialista em Data Protection Officer (DPO), pela Universidade Cruzeiro do Sul (concluído em 2024). Especialista em gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá (concluído em 2003). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (concluído em 1998). Cursando bacharelado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP/CAPES). É Arquivista do Arquivo Nacional/Divisão de Atendimento ao Usuário. Atuou como coordenadora na Coordenação de Apoio ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) de 2006 a 2019. Coordenou a Coordenação de Consultas ao Acervo do Arquivo Nacional, de 2020 a 2022). Participou como Representante Titular do Poder Público no Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MINC (2012-2014). Participou como Membro suplente Conselho Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas do Arquivo Nacional (2015-2019). Participou como Membro da Câmara Técnica de Preservação de Documentos do CONARQ (2017-2019). Participou como Membro da Câmara Técnica de Capacitação de Recursos Humanos do CONARQ (2011-2019). Participou como Membro da Câmara Setorial de Arquivos Municipais do CONARQ (2015-2019). É Membro da Câmara Técnica de Arquivos Municipais do Conselho Estadual de Arquivos do Rio de Janeiro (CONEARQ) (2010-2025). Atuou em instituições públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, com experiência em consultoria técnica Arquivística, implantação de projetos de organização e gerenciamento de arquivos e centros de documentação e informação. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.
-
Ana Célia Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2015) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, com bolsa CAPES (2014). Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (1988). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru, com bolsa OEA (1993). Intercâmbio científico, pesquisa políticas públicas de gestão de documentos e de arquivos, Universidad Complutense de Madrid, UCM, Madrid, Espanha (2023). Coordenadora do Projeto PDPA 4408, Um arquivo público municipal para Niterói: gestão de documentos, acesso à informação e transparência na administração pública no horizonte da história e da cooperação regional do Leste Fluminense, financiamento do Programa PDPA, parceria Prefeitura Municipal de Niterói/UFF/FEC (2020-2022). Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado, JCNE/FAPERJ, pesquisa Gestão de documentos, arquivos e acesso à informação: identificação dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio (2016-2019). Bolsista Jovem Cientista UFF, PROPPI/UFF, pesquisa para metodologia do Programa de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, PGD RJ (2009-2013). Pesquisadora do projeto Evaluación de Documentos en Iberoamerica, financiamento do Conselho Internacional de Arquivos (2009-2012). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa do Comitê Multidisciplinar de Pesquisa da PROPPI/UFF (2013-2018) e coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicada (2017). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, PPGCI/UFF (2015-2019) e do Curso de Arquivologia, UFF (2011-2013). Líder do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística, UFF/CNPq (desde 2009). Atualmente é Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, PPGCI/UFF. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diplomática e tipologia documental; identificação arquivística, classificação em arquivos, avaliação documental, políticas públicas de gestão de documentos e arquivos, com ênfase em municípios.
-
Flávio Leal da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Doutor e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Especialista em Ciência da Informação pela ECO-UFRJ/IBICT-CNPq e Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO. Professor Associado do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Arquivologia - UNIRIO; Diretor da Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Decano Substituto do Centro de Ciências Humanas e Sociais; Coordenador do Projeto de Pesquisa Cidadanias de Papel: formação, cooperação e responsabilização social Arquivística; Coordenador do Encontro Nacional de Arquivos e Movimentos Sociais; Coordenador do Sub Projeto Movimentos Sociais, Arquivos e Educação: diálogos múltiplos para cidadanias plenas, vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq: Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais; Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED - do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ; Membro dos Grupos de Pesquisas: Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória; Gênese Documental Arquivística; foi Diretor do Arquivo Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Interesse nas dimensões políticas e sociais decorrentes da produção e uso dos documentos, dos arquivos e das atividades técnicas desenvolvidas pelos arquivistas, sobretudo às relacionadas a formação Ética Profissional; documentos e arquivos como mediadores sociais na garantia de direitos fundamentais das pessoas e da qualidade dos serviços e obrigações do Estado; Arquivos e Movimentos Sociais; Arquivos e processos de regularização das Terras Indígenas; Documento Objeto Etnográfico; dos Documentos e Arquivos como elementos constitutivos das Memórias Coletivas; Áreas de interesse: Arquivologia, Memória Social, Ética Profissional Arquivística, Acesso a Documentos, Arquivos e Informações; Arquivos, Registros e Movimentos Sociais; Antropologia; Demarcação de Terras Indígenas e Administração Pública
Downloads
Publicado
05-03-2026
Volume dos Anais
Seção
GT 5 – Política e Economia da Informação