REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO-RAÇA-CLASSE NAS TRAJETÓRIAS DAS PESSOAS BIBLIOTECÁRIAS

Autores

  • Hugo Avelar Cardoso Pires Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Autor
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Autor

Resumo

O presente artigo discute as maneiras pelas quais a interseccionalidade se apresenta na profissão bibliotecária através de sistemas de opressão baseados na tríade gênero-raça-classe. Buscando compreender se seria possível identificar os aspectos interseccionais de opressão e relações de poder de raça-classe-gênero que buscaram hierarquizar essas pessoas ao longo de suas trajetórias, esta reflexão teve como objetivo verificar a existência dessas relações nas falas de 5 (cinco) de um total de 13 (treze) pessoas formadas em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais em diferentes períodos que foram entrevistadas em profundidade no ano de 2022, durante uma pesquisa de doutoramento e que foram analisadas utilizando-se a Análise do Crítica do Discurso (ACD). Utilizando-se de autores voltados para a problematização das noções de gênero, classe e raça como marcadores hierarquizantes das pessoas, os resultados apontam para a confirmação dessa hierarquização. Isso evidencia o fato de que esse fator que não deve ser ignorado nas análises de vida das pessoas que constroem e sustentam a Biblioteconomia – enquanto profissão e enquanto área do conhecimento – e que, numa sociedade alicerçada sobre relações desiguais de gênero-raça-classe, ainda que as pessoas se conformem e ocupem os espaços a elas pré-determinados, outros marcadores irão atuar para hierarquizá-las e classificá-las, fazendo com que elas continuem tendo que lidar com situações de preconceito e discriminação.

Palavras-chave: gênero; classe; raça; biblioteconomia

 

Biografia do Autor

  • Hugo Avelar Cardoso Pires, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor (2022) e Mestre (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Biblioteconomia pela mesma universidade (2011). Atualmente é bibliotecário da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). é graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É coordenador do GEDII (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFGM).

Downloads

Publicado

26-03-2024

Volume dos Anais

Seção

GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades