ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM ARQUIVOS: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA COMPARATIVA ENTRE RIC-CM E CIDOC-CRM

Autores

  • Marieta Marks Löw Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Autor
  • Caliel Cardoso de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Autor
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)<br /> Autor

Resumo

Ontologias e modelos conceituais podem ser analisados como representações do conhecimento de um domínio. No âmbito dos arquivos e patrimônio material destacamos dois modelos: RiC-CM e CIDOC-CRM. O primeiro modelo, RiC-CM, foi desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos e possui uma ontologia derivada. A família RiC tem como escopo a produção de documentos de arquivo. O segundo modelo, CIDOC-CRM, também uma ontologia, foi desenvolvido pelo Conselho Internacional de Museus e fornece diretrizes para modelagem formal de artefatos e patrimônio cultural. Como os arquivos podem conter documentos com valor artístico, o modelo CIDOC-CRM também pode ser usado para representar esses registros. Neste trabalho apresentamos os resultados de pesquisa que investigou como conceitos arquivísticos são definidos nos dois modelos. Identificamos aproximações e divergências semânticas entre as duas ontologias. Para isso, analisamos suas classes, atributos, relações e atributos de relações, a partir de uma análise semântica comparativa, e correspondências conceituais foram propostas, quando possível. Entendemos que as abordagens utilizadas para representar a realidade no contexto arquivístico e de patrimônio cultural são distintas, dadas as visões ontológicas com as quais cada modelo está comprometido. Assim, há alguma sobreposição entre eles, mas com especificidades próprias de cada área.

Biografia do Autor

  • Marieta Marks Löw, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutorado (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha de Pesquisa Memória, Mediação e Organização do Conhecimento. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Bacharel em Arquivologia (2010) e Bacharel em História (2000), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista FAPESC no PGCIn/UFSC desde 2022. Pesquisa nas áreas de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, Ontologia e Sistemas de Organização do Conhecimento. Repositórios de Dados Abertos e Proveniência de Dados e Documentos em repositórios.
  • Caliel Cardoso de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS, vinculado ao grupo de pesquisa Organização e Representação do conhecimento abordagens linguísticas em arquivos e bibliotecas - ORCALAB. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Interessado nas temáticas de: representação e organização do conhecimento, web semântica, ontologias, terminologia, linguística, estudos em histórias em quadrinhos e bibliotecas públicas.
  • Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)<br />
    Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFSC. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia (2018-2019). Pesquisador em grupos de pesquisa da UFSC, UFSCAR e UFRGS. Presidente da International Society for Knowledge Organization (2022-2026). Editor Chefe da revista em Questão (E-ISSN 1808-5245 ) Editor Managing Editor da revista Knowledge Organization. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN UFRGS(2020-2024). Representante da área da Informação no Comitê de Assessoramento na FAPERGS (2022-2024). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do Conhecimento, Análise de Domínio, Sistemas de Organização do Conhecimento e Arquivologia

Downloads

Publicado

30-09-2024

Volume dos Anais

Seção

GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento