SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENA: ASPECTOS CONCEITUAIS, ESTRUTURAIS E AS REDES COSMOLÓGICAS DO CONHECIMENTO INDÍGENA

Autores

  • Diego Leonardo de Souza Fonseca Universidade Estadual de Londrina (UEL) Autor
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina (UEL) Autor
  • Célia Regina Simonetti Barbalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor

Resumo

O conhecimento indígena é holístico, complexo e representa um contexto sistemático de práticas, saberes e processos que engloba uma gama de elementos culturais e ancestrais do modo de vida dos povos indígenas. O presente artigo propõe uma análise teórica dos elementos estruturais e conceituais dos sistemas de conhecimento indígena. Assim, busca-se explorar as concepções, componentes e elementos estruturais a partir das estruturas do conhecimento indígena (cosmos, corpus e práxis) e suas redes cosmológicas (cosmovisão, cosmotécnica e cosmopolítica). Quanto aos aspectos metodológicos que nortearam esse estudo, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com o levantamento de referências em bases de dados (Scopus, Web of Science, SciELO, Google Scholar e Science Direct) a partir da pesquisa feita ao longo da elaboração do panorama atual de uma tese de doutorado em desenvolvimento (setembro de 2022 a junho de 2023). Observou-se, no esteio dos resultados da pesquisa, que a conexão presente nas redes cosmológicas do conhecimento indígena demonstra um sistema de conhecimento totalmente interligado e holístico, de modo que essas redes estão diretamente relacionadas aos elementos estruturais que compõem modelos de gestão de conhecimento indígena. Desse modo, pode-se concluir, a partir dessas investigações, que as relações entre os sistemas de conhecimento indígena e as suas redes cosmológicas configuram uma base para a construção de modelos de gestão, tendo em vista que essas redes podem contribuir para a melhor compreensão dos elementos e das estruturas desses conhecimentos: manifestações, características, tipologias e terminologias.

Biografia do Autor

  • Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina UEL. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCI/UEL. Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - PPGCI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
    Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Volume dos Anais

Seção

GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento