O LIVRO E SEUS AGENCIAMENTOS: BIBLIOCLASTIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Authors

  • Ana Karolina Alves Amorim <p>Universidade de Brasília (UnB)</p> Autor
  • Rodrigo Rabello <span>Universidade de Brasília (UnB)</span><br /> Autor

Abstract

O Espaço Direitos Humanos da Biblioteca Central da Universidade de Brasília foi criado em 2018 após uma situação biblioclasta. Os livros mutilados culminaram em uma reação institucional. Objetiva-se apresentar alguns agenciamentos que originaram o Espaço e refletir sobre a materialidade do objeto, sua força e implicações epistêmicas. Assim, utilizou-se aspectos da pragmática habermasiana e, como recurso heurístico para análise e interpretação dos dados, contribuições de abordagens do tipo ator-rede, com entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Como resultado parcial, observa-se que o movimento neodocumental permite agregar a perspectiva fisicista – a mais forte na área – a outras dimensões de materialidade do livro.

Author Biographies

  • Ana Karolina Alves Amorim, <p>Universidade de Brasília (UnB)</p>
    Graduada em Biblioteconomia na UnB. Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.
  • Rodrigo Rabello, <span>Universidade de Brasília (UnB)</span><br />
    Doutor em Ciência da Informação pela Unesp. Estágios de pós-doutorado em Ciência da Informação no IBICT e na UnB. Professor adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.

Published

2024-11-28

Conference Proceedings Volume

Section

GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação