A COMPETÊNCIA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA, NOVAS ABORDAGENS

Authors

  • Carla Erler Mattos Batista Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)<br /> Autor
  • Rubens de Araújo Amaro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)<br /> Autor

Abstract

A competência tem sido uma temática estudada em várias áreas do conhecimento, e não é diferente na biblioteconomia. Muito já se pesquisou sobre o tema em relação ao bibliotecário, inclusive destacando tipos diferentes de competência e em contextos diversos. Assim, nosso objetivo foi fazer uma revisão de literatura sobre a temática competência, com base em levantamento feito na área de biblioteconomia entre os anos 2000 e 2017 para conhecer melhor o tema e contribuir para seu avanço com novas abordagens. A presente pesquisa é qualitativa, descritiva e bibliográfica; com coleta e análise de documentos da literatura nacional ou em língua portuguesa. Identificamos com base no levantamento bibliográfico da área de biblioteconomia, que apesar da competência ser tratada exaustivamente, ela ainda pode inovar ao usar teorias e metodologias de outras áreas do conhecimento e desenvolver mais estudos empíricos relacionando teoria e prática. Assim, propomos maior interdisciplinaridade no desenvolvimento de pesquisas sobre competência na área de biblioteconomia no Brasil.

Author Biographies

  • Carla Erler Mattos Batista, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)<br />
    Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023...). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Especialista em "Docência do Ensino Superior" (2011). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: Gestão de Unidades de Informação, Gestão de Recursos Informacionais, Gestão da Informação e do Conhecimento e afins, Competências do Bibliotecário, Biblioteca Escolar, Fundamentos de Biblioteconomia, Preservação de Unidades de Informação, Biblioteconomia Social e Biblioterapia. Diretora Técnica da Associação de Bibliotecários do Espírito Santo.
  • Rubens de Araújo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)<br />
    Professor e pesquisador do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Extensão do CnPQ do Programa ALI - Agentes Locais de Inovação. Parecerista de diversos periódicos nacionais. Desenvolve e orienta pesquisas nos seguintes temas: gestão escolar, aprendizagem em organizações, desenvolvimento de competências, estética organizacional, ensino e pesquisa em Administração, estudos baseados em práticas e métodos qualitativos.

Published

2025-01-03

Conference Proceedings Volume

Section

GT 6 – Informação, Educação e Trabalho