ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL CRÍTICA CONTRA DESINFORMAÇÃO CRITICAL MEDIA AND INFORMATION LITERACY AGAINST DISINFORMATION

Autores/as

  • Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)<br /> Autor
  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Autor
  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Autor

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta ampliada e integradora para o combate à desinformação por meio da Alfabetização Midiática e Informacional Crítica (AMIC). Partimos da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) da UNESCO, e incluímos a perspectiva crítica, em uma aproximação entre Ciência da Informação e Comunicação. Compreendemos a desinformação como um conjunto de táticas e ações para manipular a opinião, fenômeno potencializado pela era digital. A AMIC combina áreas distintas com uma noção unificada para a formação de uma resistência à desinformação. O artigo está dividido em três seções: na primeira, abordamos o caos informacional e desinformacional, apresentando nosso entendimento sobre a desinformação; na segunda, compilamos as principais soluções que têm sido propostas para enfrentar o problema; na terceira e última, argumentamos em favor de nossa proposta integradora de literacias, letramentos e competências, sob o guarda-chuva da AMIC.

Biografía del autor/a

  • Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)<br />
    Doutora (2021) e Mestre (2016) em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ. Prêmio CAPES de Teses 2022 (COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO COMO RESISTÊNCIA À SOCIEDADE DA DESINFORMAÇÃO SOB UM OLHAR FREIRIANO) Pós-doutorado em curso na UFPB. Pós doutoranda no PPGCOM - UFMT. Graduações em Comunicação Social - Jornalismo (2012) e Publicidade (2013). Professora na UNISUAM. Membro dos grupos de pesquisa Midiaticus, GEPSCI; Perfil-i; Escritos; GPArqCoInfo. Membro das Redes RNCD, Rede Coinfo e vice coordenadora da RECIDES. Pesquisas com enfoque em Desinformação, Pedagogia Crítica da Informação, Alfbetização Midiática e Informacional, Competência Crítica em Informação, Paulo Freire, Pedagogia Crítica, Teoria Crítica, Competência em Informação, Fake News, Cidadania, participação cidadã, meio digital.
  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Professor do PPG em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Psicologia Social (USP). Líder do GEDII - Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (UFMG/CNPq).
  • Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Comunicação (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Desinfomídia (UFSM/CNPq). Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Publicado

2024-10-02