MEMORIA MANICOMIAL: POSSIBILIDADES DE RECONSTRUÇÃO A PARTIR DOS ACERVOS DOCUMENTAIS

Autores/as

  • Fellipe Sá Brasileiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br /> Autor
  • Claudialyne da Silva Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br /> Autor
  • Gerlane Farias Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br /> Autor

Resumen

A memória manicomial tende a ser fragmentada e socialmente desprezada por corresponder a grupos de pessoas historicamente marginalizadas. Tal realidade dificulta a constituição de identidades e o acesso à cidadania por pessoas em estado de sofrimento mental esquecidas e silenciadas em instituições de tratamento psiquiátrico. Este trabalho objetiva refletir acerca das possibilidades de reconstrução de uma memória manicomial a partir das informações registradas em acervos de instituições manicomiais sob a perspectiva social da Ciência da Informação. Trata-se de um estudo de caso, de cunho descritivo, baseado nas atividades de preservação (conservação, organização e digitalização de acervos institucionais) da memória manicomial realizadas no âmbito do projeto de extensão “Saúde Mental e Justiça: desenvolvimento de um ambiente digital para a disseminação e ressignificação da informação e memória a partir do acervo arquivístico da Penitenciária de Psiquiatria Forense da Paraíba (PPF/PB)”. Constata que as atividades do Projeto, como a conservação de suportes, a organização e a digitalização dos documentos, auxiliam a preservação das informações do acervo da Penitenciária de Psiquiatria Forense da Paraíba de modo a contribuir para a salvaguarda do acervo. Desse modo, novas pesquisas sobre a assistência manicomial podem ser realizadas a fim de perpetuar e disseminar informações que ajudem a compor uma memória manicomial paraibana.

Biografía del autor/a

  • Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br />
    Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB)
  • Claudialyne da Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br />
    Doutora em Ciência da Informação; Mestra em Ciência da Informação; Graduada em Arquivologia e Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba DCI/UFPB. Professora Adjunta do departamento de Ciência da Informação (DCI-UFPB)
  • Gerlane Farias Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br />
    Graduação em História e Arquivologia. Mestre em História pelo PPGH-UFPB. Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFPB

Publicado

2024-09-25