O FEMINISMO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores/as

  • Caroline Corrêa Pinheiro Universidade Federal do Pará image/svg+xml Autor
  • Danielly Oliveira Inomata <p>Universidade Federal do Pará</p><p>Universidade Federal do Amazonas</p> Autor

Resumen

Aborda a produção de conhecimento sobre o feminismo e temáticas relacionadas à mulher e gênero nos Programas de Pós-Graduação de Ciência da Informação (PPGCIs) do Brasil. Objetiva verificar a produção científica de teses e dissertações sobre feminismo, mulheres e gênero, em um recorte temporal de 2010 a 2020. A pesquisa é de caráter descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa. As técnicas e os procedimentos foram: levantamento bibliográfico e coleta de dados nos repositórios de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) das universidades do Brasil, tendo sido consultadas 34 dissertações e 14 teses. Os resultados gerais sinalizam que a produção científica dos PPGCIs sobre a temática ainda é incipiente. Os principais temas relacionados ao feminismo são empoderamento feminino, análise da produção científica, Interseccionalidade do feminismo, abordando a questão racial, Tecnologias da informação e comunicação (TIC), estudos de violência contra mulher e mulheres com privação de liberdade,  Direitos reprodutivos e saúde feminina, Representação política feminina e Políticas públicas e informacionais para movimentos sociais e LGBTQI+ .

Biografía del autor/a

  • Caroline Corrêa Pinheiro, Universidade Federal do Pará

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade da Federal do Pará -UFPA. Bacharel em Biblioteconomia (2010-2014) pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas pela UNYLEYA (2018). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará na Biblioteca Central. Atuou na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, no atendimento, representação descritiva e temática dos materiais informacionais adquiridos por doação ou permuta. Atuou na Direção da Biblioteca do Centro Universitário Luterano de Santarém no ano de 2016-2017. Possui experiência profissional na área de Biblioteconomia, com ênfase em representação descritiva e temática dos materiais informacionais bibliotecas universitárias, desempenhando atividades técnicas, de gestão e mediação da informação.

  • Danielly Oliveira Inomata, <p>Universidade Federal do Pará</p><p>Universidade Federal do Amazonas</p>
    Doutora e Mestre em Ciência da Informação (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN). Graduada em Biblioteconomia (2005) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Ocupando também o cargo de coordenadora do curso de Biblioteconomia (Gestão 2021-2023). Adicionalmente, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa 'Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia' (UFAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional na Área da Ciência da Informação. Tem interesse de pesquisa em: Inovação: com ênfase em ambientes de inovação como Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e startup; ênfase em inovação em serviços e processos;  Mulheres na Ciência: Sendo o tema mais recentemente inserido no portfólio de pesquisas de interesse.

Publicado

2022-08-27

Número

Sección

GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades