QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS INFORMACIONAIS

Autores/as

  • Maria Ivone Maia da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA Autor
  • Renata Lira Furtado Universidade Federal do Pará - UFPA Autor

Resumen

Mesmo que os problemas ainda permaneçam, o acesso ao ensino superior por quilombolas é uma conquista. Nesse sentido, as universidades brasileiras adotaram diversas formas de ingresso direcionadas a esses grupos. Na Universidade Federal do Pará, o processo seletivo especial para a comunidade quilombola existe há 10 anos, é um processo que continua em transformação visando minimizar a problemática de permanência, capital cultural, discriminação, rendimento acadêmico, saúde, moradia e renda dos alunos na instituição. Esta pesquisa é um recorte da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, e tem o objetivo de mostrar o panorama, as vivências e as práticas informacionais dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará ancorado no contexto histórico, social e cultural. É um estudo com abordagem qualitativa, que utilizou para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, cuja análise baseou-se na Análise Crítica do Discurso dentro da dimensão prática social. Os resultados indicaram que as Práticas informacionais desenvolvidas pelos estudantes quilombolas tanto no campo acadêmico como nas comunidades são influenciadas por aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais e têm impacto na sua permanência e no seu desempenho no meio acadêmico. Nessa concepção, acredita-se que a permanente discussão e a elaboração de ações e atividades possam direcionar novos caminhos para os discentes quilombolas vinculados à Universidade Federal do Pará.

Palavras-chave: estudantes quilombolas; práticas informacionais; educação superior; análise crítica do discurso.

Biografía del autor/a

  • Maria Ivone Maia da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

    Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação". (GpArqCoInfo). Atualmente é bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Pará. Tem interesse em áreas de pesquisas relacionadas à Competência em informação, Competência crítica em informação e Práticas Informacionais.

  • Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.


Publicado

2024-03-26

Número

Sección

GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades