INOVAÇÃO PARA ESPAÇOS CRIATIVOS EM AMBIENTES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Autores/as

  • Ana Paula Perfetto-Demarchi Universidade Estadual de Londrina image/svg+xml Autor

Resumen

Com as rápidas mudanças que ocorrem na sociedade atual, também são alterados os gostos e as expectativas de um usuário para com um espaço, nesse contexto se levarmos em conta a evolução geracional e das tecnologias, também é perceptível a mudança de necessidades. Quando esta situação é aplicada no contexto das bibliotecas universitárias e estas carências influenciam na permanência do usuário neste espaço, este problema deve ser resolvido o quanto antes. Diante das soluções a que melhor se aplica à atual Biblioteca Central da UEL –que está com este problema, pois seus ambientes foram planejados voltados a geração X e hoje em dia a universidade recebe a geração Y e Z. É a construção de um Ambiente de aprendizagem, que é um ambiente voltado ao trabalho colaborativo com a presença de moveis inovadores e de fácil reconfiguração, além disso o ambiente conta com cores estimulantes, planta entre outros elementos. Para a implementação do espaço de aprendizagem é necessário conhecer o usuário a fundo, para isso foi utilizado o Processo de Design Thinking e as pranchetas do DTKboard do Labconde da UEL para melhor compreensão dos fatos, ademais o processo foi utilizado para o início da criação do espaço. A partir da geração deste ambiente será criado um protótipo do espaço na atual Biblioteca Central da UEL com o objetivo de gerar critérios para a construção do ambiente na nova biblioteca central da UEL e com isso validar a importância do uso do Design Thinking em bibliotecas.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula Perfetto-Demarchi, Universidade Estadual de Londrina

    Professora associada no departamento de Design da Universidade estadual de |Londrina, participa do programa strictu sensu de ciências da Informação. Cursou doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós doutorado em gestão do conhecimento na Universidade Politécnica de Valencia - Espanha. Atualmente é diretora do LabConde – Laboratório em Conhecimento Estratégico e conexões do Departamento de Design, é editora chefe da revista projética do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina, e faz parte da rDis®, Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico com sede em Valencia na Espanha.

Publicado

2022-08-24