A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA MEDIADORES DE BIBLIOTERAPIA

Autores/as

  • Aline Machado Cruz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)<br /> Autor
  • Ana Paula Meneses Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)<br /> Autor

Resumen

Desenvolve reflexões sobre a Competência em Informação (CoInfo) e Biblioterapia. Objetiva estabelecer um diálogo teórico que aponte a importância da CoInfo na formação de mediadores de Biblioterapia levando em consideração as dimensões técnica, estética, ética e política propostas por Vitorino e Piantola (2011, 2020) e a futura construção de um modelo teórico de CoInfo para ser trabalhado com mediadores de Biblioterapia. Metodologicamente esta pesquisa trata-se de um estudo teórico inicial e caracteriza-se como bibliográfica com abordagem dedutiva. Conclui-se que o desenvolvimento da CoInfo para mediadores de Biblioterapia pode garantir que os profissionais facilitadores sejam capazes de fornecer materiais relevantes e adaptados às necessidades dos participantes e de promover uma experiência terapêutica eficaz e enriquecedora. Por fim, espera-se seguir com as etapas seguintes da pesquisa, para efetivação de um modelo teórico, que venha a ser implantado, acompanhado, testado e avaliado.

Biografía del autor/a

  • Aline Machado Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)<br />
    Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2014), Especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010) e Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG (2006). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e faz pós-graduação Lato Sensu em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária. Tem experiência em Biblioterapia, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Ciência da Informação. Atua como mediadora de biblioterapia utilizando técnicas de meditação.
  • Ana Paula Meneses Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)<br />
    Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada - Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Biblioteconomia pela pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Graduação de Biblioteconomia e Museologia e na Pós-graduação em Ciência da Informação (Nível - Mestrado e Doutorado). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Recursos e Serviços de Informação (Competência Informacional; Fontes de informação; Organização bibliográfica; Serviço de referência e informação); Uso ético da Informação (Aspectos éticos da produção científica, Plágio acadêmico); Informação e saúde (Atuação do profissional da informação na área de informação científica e tecnológica em saúde; Uso e ensino de fontes de informação em saúde; Competência em Informação voltada à informação científica e tecnológica em saúde; Desinformação e saúde; Saúde e Memória) e Informação e Emancipação Social (Justiça Social, Justiça Informacional, Justiça Racial, Vulnerabilidade em Informação, Pobreza Informacional, Informação e Crises). Líder no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI- UFMG). Faz parte do "Grupo de Pesquisa Comportamento e Competência informacionais" da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Marília e do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Métricas da Informação" da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto, ambos certificados pelo CNPq. É membro da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab). Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde REBRALS. Foi a primeira Coordenadora e uma das responsáveis pela criação do Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades da Febab (2020-2021). Foi membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação, da FEBAB, no período de 2020-2021. Atual Coordenadora do Centro de Estudos Africanos da UFMG.

Publicado

2024-09-19