ENFOQUES DISCIPLINARES SOBRE SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA

Autores/as

  • Clarice Luzia Casoni Universidade Estadual de Londrina (UEL) Autor
  • Raimunda Fernanda dos Santos <span>Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual de Londrina (UEL)</span><br /> Autor

Resumen

Estuda aspectos relativos aos Sistemas de Organização do Conhecimento, contemplados nos planos de ensino das disciplinas ministradas nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileira. Tem como objetivo geral analisar os componentes curriculares sobre SOC nos currículos dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais e Estaduais do Brasil. Objetiva-se especificamente: mapear as disciplinas e ementas voltadas para a temática; identificar as modalidades dos Cursos de Pós-Graduação que possuem tais componentes curriculares; demonstrar quais os tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento são contemplados nos currículos identificados. Utiliza-se como metodologia as pesquisas bibliográficas, documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa aliada à técnica de análise de conteúdo. Os dados referentes aos Programas foram coletados na Plataforma Sucupira e nos sites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros. Como resultados, observa-se que os Sistemas de Organização do Conhecimento têm sido discutidos por 43% dos programas brasileiros. Ressalta que as disciplinas ofertadas são exclusivamente em caráter eletivo e vinculadas aos fundamentos teóricos e epistemológicos, portanto não foram identificadas disciplinas voltadas para as práticas de construção de SOC, nem mesmo no mestrado profissional.

Biografía del autor/a

  • Clarice Luzia Casoni, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UEL. Graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia, ambas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Raimunda Fernanda dos Santos, <span>Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual de Londrina (UEL)</span><br />
    Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Docente permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa #FolkCoLab- Colaboratório de pesquisas e práicas sobre Folksonomias e Sistemas híbridos de Organização do Conhecimento.

Publicado

2024-09-30

Número

Sección

GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento