Plano de emergência em arquivos: rumo à sustentabilidade informacional

Autores/as

  • Carlos Alberto Rodrigues Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml Autor
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml Autor
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml Autor

Resumen

Tem como objetivo refletir sobre planos de emergência em arquivos para preservação do patrimônio cultural alinhada à sustentabilidade informacional. Aborda a sustentabilidade informacional inserida na Ciência da Informação. Reforça o plano de emergência como medida para preservação do patrimônio cultural. Evidencia a preservação do patrimônio cultural no âmbito da Agenda 2030. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica que posiciona o plano de emergência sob a égide do desenvolvimento sustentável. Conclui que o plano de emergência em arquivo alinha-se à sustentabilidade informacional como instrumento de preservação do patrimônio cultural que contribui para a Agenda 2030 da ONU.

Biografía del autor/a

  • Carlos Alberto Rodrigues, Universidad Federal de Santa Catarina
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, graduando em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Tecnologia da Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014), técnico em segurança do trabalho pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Atualmente faz parte do corpo técnico administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina, onde já ocupou as funções de Coordenador de Promoção e Vigilância em Saúde e diretor do Departamento de Atenção à Saúde. Sólida experiência na área de segurança do trabalhador, especificamente na formação e acompanhamento de Comissões de Prevenção de Acidentes, Brigadas de Incêndio e Programas de Prevenção de Risco Ambientais. Membro filiado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Interesse em pesquisas na área de Ciência da Informação, nas interfaces: planos de emergência, patrimônio cultural, competência profissional, acessibilidade, preservação e conservação de documentos.
  • Marli Dias de Souza Pinto, Universidad Federal de Santa Catarina
    Professora Adjunto IV, do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e, dos Cursos de graduação do DPTCIn/UFSC. Doutora em Engenharia de Produção (2003); Mestre em Administração (1999) e graduada em Biblioteconomia (1997) toda titulação obtida na Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Biblioteconomia; é Integrante do Colegiado do curso de graduação em Administração- CSE/UFSC; Integra o Colegiado do curso de graduação em Biblioteconomia; faz parte da Comissão de Comunicação e Marketing da Biblioteca Universitária da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Instituto Biblion/UFSC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing da Informação; Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas; Competência Profissional e Sustentabilidade em Unidades de Informação, Estudos de Usuários da informação e Gestão Organizacional. Faz parte do Banco de Avaliadores/ BASis Sinaes, desde 2006
  • Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidad Federal de Santa Catarina
    Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid- Espanha (2016), El mercado de trabajo para archiveros según los anúncios brasileños de empleo (2012-2014): análisis y organización terminológicas de ofertas empresariales,( Revalido/reconhecido no Brasil ao título de Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestrado em História do Brasil Meridional pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Perfil de José Arthur Boiteux: um construtor da cultura catarinense. Especialização em Organização e Administração de Arquivos Públicos e Empresariais em Conservação e preservação do Arquivo Permanente de José Arthur Boiteux 1865-1932, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (1980). Atua desde (1993) professora da Universidade Federal Santa Catarina no Centro de Ciência da Educação no Departamento de Ciência da Educação, professora associada III. Experiência na área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.Coordenadora do Curso de Pós- Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (1996-2010). Presidente da Comissão da Criação do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC, aprovado CUN em 26 de agosto de 2009. Exerceu a Coordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina(2009-2012). Exerce a função de Coordenadora de Estágio do Curso de Graduação em Arquivologia- Portaria nº 132/CDE /2015-2017; continua na Coordenação de Estágio - Portaria nº.023/CED/2018-2020. Editora Chefe da Revista ÁGORA do Curso de Arquivologia da UFSC,(2018- 2020) e participa em Conselhos e Corpo Editorial de Revista Técnicas e Científicas. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arquivos Contemporâneos- NUPEAC

Publicado

2021-08-07