NOTAS SOBRE O USO DA NARRATOLOGIA NOS ESTUDOS SOBRE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA

Autores/as

  • Luis Fernando Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml Autor
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml Autor

Resumen

Este estudo objetiva refletir sobre possibilidades de apropriação do método da narratologia nos estudos sobre informação e memória. A narratologia é um método de estudo oriundo e tradicionalmente utilizado no campo das Letras, especialmente nos estudos literários, mas também utilizado para análise de narrativas propagadas em diversos meios de comunicação. O método propõe a análise de narrativas a partir da observação de sua estrutura, constituída pelos elementos: enredo, personagem, espaço, tempo e narrador, além do tema. Este é um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico, que aproxima os conceitos de informação, memória e narrativa, apresenta o método da narratologia e retoma estudos anteriores que o utilizaram na Ciência da Informação. Os resultados apontam que são escassos os estudos na área que utilizam a narratologia, sendo analisadas tanto narrativas ficcionais como reais. Essas pesquisas usam o método para estudar fenômenos como representações sobre personagens, memórias de cidades, identidade e comportamento de personagens. Os gêneros textuais incluem desde histórias em quadrinhos e animês até músicas e aplicativos de celular. Conclui que o método é valido nos estudos sobre informação e memória ao possibilitar observar de que modo as histórias são narradas por meio de categorias entrelaçadas que dão coesão interna à narrativa.

Palavras-chave: narratologia; informação e narrativa; informação e memória.


Biografía del autor/a

  • Luis Fernando Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e pós-doutorando em Ciência da Informação (PPGCIN/UFRGS), com bolsa CAPES.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1991208472616105

  • Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor titular da FABICO/UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCIN/UFRGS). Doutor em Sociologia (USP).

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6542370154854198

Publicado

2024-03-27