WIKI LIBRARY: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE DA BIBLIOTECA A PARTIR DA COVID-19

Authors

  • Nanci Simão da Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)<br /> Autor
  • Jaqueline Santos Barradas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)<br /> Autor

Abstract

A pandemia da COVID-19 trouxe um cenário de mudanças para os diversos setores da sociedade, entre eles as bibliotecas, que sofreram o impacto e tiveram que adaptar seus serviços para que pudessem atender ao usuário com segurança. O objetivo desta comunicação é apresentar a ferramenta Wiki Library, um sistema colaborativo idealizado para bibliotecários, onde serão armazenadas e compartilhadas informações agindo como um repositório de conteúdo das bibliotecas, além de tornar-se uma ferramenta colaborativa para a pós-pandemia. Tem por objetivos específicos:  a) analisar de que forma a pandemia impactou nos serviços das bibliotecas e observar como passaram por esse período inicial; b) identificar como os temas Gestão do Conhecimento e Inovação contribuíram para criação de plataformas wiki e c) refletir sobre a criação e a implantação de um sistema de compartilhamento de informações. Caracteriza-se pela sua natureza exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto à coleta de dados, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental. Através da análise dos dados coletados ficou evidenciado a inexistência de um produto colaborativo que viabilizasse a troca e o acesso à informação entre bibliotecas no Brasil. Os resultados levaram ao desenvolvimento de uma ferramenta de busca e armazenamento de registros interativos, com a função de hospedar, de forma gratuita e voluntária, conhecimentos, experiências, protocolos, boas práticas que foram produzidos e implementados pelas bibliotecas. O sistema desenvolvido poderá ser usado também como um monitor para episódios que possam vir a ocorrer futuramente e que os gestores terão de ter estratégias de enfrentamento para a tomada de decisão.

Author Biographies

  • Nanci Simão da Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)<br />
    Bibliotecária. Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO, 1988). Mestra em Biblioteconomia (UNIRIO, 2023). Doutoranda em Museologia e Patrimônio (UNIRIO, 2024). Participa como Pesquisadora do grupo de pesquisa Estudos em Organização e Gestão Estratégica de Bibliotecas, da Informação e do Conhecimento (GEORGEA).
  • Jaqueline Santos Barradas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)<br />
    Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia (DEPB) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ, 2015). Mestre em Administração (IBMEC-RJ, 2008). Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO, 1988). Líder do grupo de pesquisa Estudos em Organização e Gestão Estratégica de Bibliotecas, da Informação e do Conhecimento (GEORGEA). Tutora do PET- Biblioteconomia da UNIRIO.

Published

2024-12-17

Conference Proceedings Volume

Section

GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento