INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA BCI E NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: DIALÉTICA ENTRE CATHERINE WALSH NATALIA DUQUE CARDONA

Authors

  • Dirnele Carneiro Garcez Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml Autor
  • Rodrigo de Sales <span>Universidade Federal de Santa Catarina</span> Autor

Abstract

A partir da pergunta: Como a Interculturalidade crítica pode ser inserida na Organização do Conhecimento? Este estudo pretende refletir sobre o diálogo entre a Interculturalidade e a Organização do Conhecimento a partir dos principais referenciais teóricos das produções científicas da pedagoga Catherine Walsh e da bibliotecária Natalia Duque Cardona. O corpus bibliográfico foi composto por artigos científicos, livros, capítulos de livros e outras bibliografias produzidas no campo bibliotecário-informacional. Foi possível observar que a Interculturalidade crítica de Walsh e a abordagem intercultural de Duque Cardona nos convocam a revelar e denunciar o processo de invisibilização das culturas e nos desafiam a criar formas de enfrentar essa forma de colonização cultural. Nossa crítica ao confronto se localiza justamente nas orientações teóricas que sustentam as construções dos SOCs, a construção desses instrumentos que representam formalmente o conhecimento. Cada cultura produz e transmite seu conhecimento da forma que lhe é peculiar. O desafio é, como propõe Duque Cardona, evidenciar as formas de produção, organização e transferência de saberes dos mais variados povos, especialmente aqueles que compõem a população originária e que se subordinaram em detrimento da supervalorização das formas de organizando o conhecimento. dos colonizadores. Por fim, consideramos que prática bibliotecária apoiada pela reflexão crítica através da interculturalidade permite determinar acerca dos saberes referenciados na construção epistemológica da BCI e proporcionar a visibilização de conhecimentos, pensamentos e suas formas de produção, organização e transferência de diferentes povos, em especial, a população originária.

Author Biographies

  • Dirnele Carneiro Garcez, Universidade Federal de Santa Catarina
    Dirnele Carneiro GarcezDoutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC). Mestra em Ciência da Informação (PPGCIN/UFSC). Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Integrante do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat), membro do Grupo de Pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC - UFSC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI). Bolsista CAPES de Desenvolvimento Social (CAPES-DS).
  • Rodrigo de Sales, <span>Universidade Federal de Santa Catarina</span>
    Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Pesquisador do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC-UFSC) e do grupo de pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes (IBICT/UFRJ). Temas de estudo: organização do conhecimento, sistemas de organização do conhecimento e epistemologia da Ciência da Informação.

Published

2022-08-24

Conference Proceedings Volume

Section

GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades