UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA ASTRONOMIA DO MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS

Authors

  • Bárbara Cristina Cardoso de vasconcellos Groth Programa de Pós-Graduação em Preservação de acervos de C&T - PPACT/MAST/MCTI Autor
  • Cláudia Penha Santos Programa de Pós-Graduação em Preservação de acervos de C&T - PPACT/MAST/MCTI Autor

Abstract

Este trabalho trata do céu como cultura a partir da história da Filosofia no período présocrático,em que a ideia de céu está presente no discurso através do logos/mítico, e através dateoria do patrimônio, o que possibilitou a reflexão sobre o céu como patrimônio culturalimaterial. Para destacar o patrimônio cultural imaterial de ciência e tecnologia, utilizamosáudios, pertencentes ao acervo do MAST, com depoimentos de ex-servidores da instituição. Aanálise desses áudios possibilitou a incorporação da ideia de céu cultural imaterial comopatrimônio de C&T e embasou a proposta de elaboração de um inventário participativo.

Author Biographies

  • Bárbara Cristina Cardoso de vasconcellos Groth, Programa de Pós-Graduação em Preservação de acervos de C&T - PPACT/MAST/MCTI
    Graduação em Museologia e Filosofia. Mestre em Preservação de acervos de C&T - PPACT/MAST/MCTI.
  • Cláudia Penha Santos, Programa de Pós-Graduação em Preservação de acervos de C&T - PPACT/MAST/MCTI
    Graduação em Museologia, Doutorado em Museologia e Patrimônio. Coordenadoar do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Preservação de acervos de C&T - PPACT/MAST/MCTI.

Published

2021-08-10

Conference Proceedings Volume

Section

GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação