O PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES NAS DIRETORIAS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Authors

  • Rebeca Klywiann Cardone Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br /> Autor
  • Gisele Rocha Côrtes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br /> Autor
  • Izabella Félix da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br /> Autor

Abstract

O estudo versa sobre a presença das mulheres nas Diretorias da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. Teve como objetivo verificar o protagonismo social das Pesquisadoras que compõem/compuseram as Presidências e Vice-Presidências da associação. A abordagem da pesquisa é quanti-qualitativa, sendo uma investigação Bibliográfica, Exploratória, Documental e Descritiva. O campo de coleta de dados foi o site institucional da referida associação e a Plataforma Lattes. No primeiro, identificou-se o nome das pessoas presentes nas Diretorias da instituição de 1989 a 2024, o cargo que exerceram e o período. No segundo, coletou-se no Currículo Lattes das Pesquisadoras, a área de formação, o ano de conclusão do curso e a vinculação institucional à época. A organização e sistematização dos dados se deu na elaboração de gráficos e quadros no software Microsoft Excel. Para analisar os dados utilizou-se a análise descritiva. Constatou-se que, das(os) 39 integrantes das Diretorias, 26 são mulheres, representando 67% do total da amostra. Tal dado evidencia a significativa presença das mulheres nos cargos de liderança da instituição. Apesar das barreiras impostas pelas estruturas sociais que limitam o avanço das mulheres no campo científico, nota-se a representatividade destas na Ciência da Informação. Conclui-se que as Presidentas e Vice-Presidentas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, atuaram como protagonistas, destacando-se as suas contribuições para a Ciência da Informação no Brasil.

Author Biographies

  • Rebeca Klywiann Cardone, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br />
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (2023-); Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2023).
  • Gisele Rocha Côrtes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br />
    Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/PPGCI/UFPB) Doutora em Ciências Sociais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) Bacharela em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996)
  • Izabella Félix da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)<br />
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (2024-); Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Graduada em Design Gráfico pelo Instituto Federal da Paraíba (2017).

Published

2024-09-26

Conference Proceedings Volume

Section

GT 12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades