Breves reflexões sobre os estudos de públicos em museus no contexto da cibercultura: o caso do Museu do Futebol

Authors

  • Tatiane Lima Giacomini MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins Autor
  • Julia Nolasco Leitão de Moraes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Autor

Abstract

O trabalho apresenta algumas reflexões sobre os estudos de públicos em museus no contexto da cibercultura, tendo o Museu do Futebol como estudo de caso. Para tal, os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, fundamentando as reflexões acerca dos desafios e especificidades da cibercultura que atravessam os estudos de públicos em museus na contemporaneidade, e o estudo de caso a partir de uma pesquisa documental focada no Museu do Futebol, contemplando seu Plano Museológico, contrato de gestão, relatórios anuais de gestão e formulários de pesquisas de público presenciais e virtuais. Os resultados indicam que, embora exista uma intenção declarada institucionalmente de aprofundar o relacionamento com os públicos, as práticas adotadas têm priorizado abordagens quantitativas voltadas ao monitoramento e cumprimento de metas não necessariamente vinculadas a este fim. Observa-se, assim, um descompasso entre os objetivos estratégicos e a aplicação prática dos estudos de públicos no cenário do Museu do Futebol.

Author Biographies

  • Tatiane Lima Giacomini, MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS - UNIRIO/MAST (2024).Bacharel em Museologia pela UNIRIO (2014). Formação complementar em Design de Experiência do Usuário (Mergo) e Pesquisa em UX (How Education). Atuou como bolsista CNPq na aplicação da quinta rodada da pesquisa "Perfil-Opinião" do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCCT) em 2024. Possui interesse pelas áreas de estudos de públicos, comportamento dos públicos, comunicação em museus, cibercultura, documentação museológica, experiência dos usuários, exposições museológicas, entre outros. Atualmente é pesquisadora-bolsista pelo Programa de Capacitação Institucional do CNPq no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

  • Julia Nolasco Leitão de Moraes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
    Doutora em Ciência da Informação (UFRJ-IBICT, 2014), Mestre em Ciência da Informação (UFF- IBICT, 2008) e Bacharel em Museologia (2005, UNIRIO). Trabalhou como museóloga no Museu Victor Meirelles e na 11 Superintendência do IPHAN, SC, e no Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, nas Coordenações de Patrimônio Museológico (CPMUS) e de Museologia Social e Educação (COMUSE). Desde 2010 é Professora dos cursos de Bacharelado em Museologia (Integral e Noturno) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, responsável por disciplinas da área de Museologia e Comunicação, entre outras. É professora do quadro permanente da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio - PPG- PMUS/UNIRIO-MAST e desde junho de 2023 coordenadora do Curso de Mestrado. É coordenadora do GT 9- Museu, patrimônio e informação da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Tem experiência na área de Museologia em suas interfaces com a Ciência da Informação, a Comunicação e a Educação, atuando nos seguintes temas: museus e público; conceitos e metodologias de participação nos museus; exposição museológica; curadoria de exposições; comunicação e informação em museus.

Published

2026-03-05

Conference Proceedings Volume

Section

GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação