PROPOSIÇÃO DE FLUXO DE INFORMACIONAL PARA OBSERVATÓRIOS GOVERNAMENTAIS

Autores

  • Caio Saraiva Coneglian Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Autor
  • Diego José Macêdo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Autor
  • Ingrid Torres Schiessl Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Autor
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) Autor

Resumo

Os estudos sobre observatórios têm recebido cada vez mais atenção devido às lacunas existentes nesse campo. Embora haja dificuldades em alcançar um consenso teórico-conceitual, observatórios desempenham um papel importante na disseminação de informações, especialmente no âmbito governamental. No entanto, o processo de coleta, armazenamento e tratamento de informações enfrenta desafios na compreensão das ferramentas, técnicas e métodos disponíveis. Assim, o presente estudo tem por objetivo de estudo propor um modelo de fluxo informacional abrangente para coleta, processamento e armazenamento de informações em observatórios governamentais, utilizando uma abordagem exploratória para analisar técnicas e tecnologias de gestão de informação. O resultado consiste em modelo de fluxo informacional, abarcando todas as etapas do processo de coleta, tratamento e armazenamento, considerando as ferramentas, as técnicas e os métodos empregados na literatura e nas práticas atuais. Concluiu-se que a sistematização desse processo contribui para a gestão de informações e tomada de decisão, ao levar em conta tanto os aspectos técnicos do sistema de informação quanto os elementos estratégicos da visão do observatório. Dessa forma, o modelo de fluxo informacional proposto visa garantir a qualidade das informações utilizadas nos observatórios governamentais.

Palavras-chave: observatórios governamentais; gestão da informação; sistemas de informação; fluxo informacional.

 

Biografia do Autor

  • Caio Saraiva Coneglian, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
    Doutor em Ciência da Informação. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp).Docente do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Marília (Unimar).
  • Diego José Macêdo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - Ibict.
  • Ingrid Torres Schiessl, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
    Mestre em Ciência da Informação e bacharela em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecária e pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
  • Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Downloads

Publicado

26-03-2024